Como foi minha experiência usando a XP-PEN deco 640
Opa! Espero que essa publicação saia, já tenho vários outros rascunhos que não foram pra frente (espero poder voltar neles depois). Enfim, faz uns meses que comprei uma mesa digitalizadora para fazer meus desenhos, e apesar de eu ter gostado bastante, há problemas, nada fatal, mas bem incômodos.
Depois de pesquisar bastante por mesas digitalizadoras, encontrei a DECO 640, e fiquei encantada com o suporte que a XP-PEN dava para linux, não só funcionava assim que conectava a mesa, como também tinha aplicativos para configurar a mesa nativos pra linux, isso é algo que eu não estou acostumada a ver, então ponto pra essa empresa.
Mas aí que vem o problema, não basta ter suporte, mas sim ter um BOM suporte. talvez tenha sido um problema só pra mim, maaaaas, foi uma experiência consideravelmente frustrante. De passo em passo, começando pela instalação do driver, que é até simples:
- Baixar o arquivo compactado em tarball
- Descompactar
- Executar o arquivo install.sh
Não deve ter muito espaço para dar erros. Mas aí a gente já percebe um problema: E versão mais recente disponível para Windows é a 4.0.10 (no dia 7 de setembro de 2025), e foi atualizada pela ultima vez dia 3, já pra Linux, é a versão 4.0.7, e não temos nada novo desde fevereiro. Talveeez nem tenha nada novo, mas por várias questões de segurança, e usabilidade, não é legal ter que ficar com a versão antiga do driver.
A primeira experiência que tive com essa mesa, foi no Gentoo, com KDE 6, e wayland, apesar de funcionar decentemente, coisas como os botões de atalho, constantemente davam problema, fora que os atalhos do krita para a mesa, constantemente sobrescreviam os atalhos que o aplicativo da própria mesa definia, é meio estranho. Depois de ficar uns meses nisso, e me acostumando com esses problemas, resolvi migrar de volta para o Linux mint, que ainda usa Xorg primariamente, e a experiência foi um pouco melhor, os botões de atalho funcionavam, mas o krita as vezes ainda sobrescrevia os atalhos que eu definia. Depois de pesquisar um bocado, descobri que o driver simplesmente não tem suporte pra wayland, mas o principal acaba funcionando nele.
Fora isso, a mesa funciona LINDAMENTE bem, pelo menos a parte principal, sim. A textura da mesa é uma delícia, e a caneta desliza que nem manteiga por ela, o que as vezes me atrapalha, porque eu gosto do atrito do lápis no papel, mas aí é uma coisa de costume. A mesa tem 16 mil níveis de pressão, o que faz MUITA diferença, eu consigo fazer linhas super vivas por causa disso, e parece que esses níveis de pressão são muito incomuns em mesas por esse preço, então se isso for importante pra você, talvez essa mesa seja uma opção.
Eu comprei a minha pelo aliexpress, apesar de terem estoque no brasil, comprando pelo site oficial, saí um pouco mais caro do que comprar pelo aliexpress, mas em compensação deve chegar na sua casa bem mais rápido. A mesa vem com várias coisas na caixa: Pontas extras, adaptador pra celular, removedor de ponta, cabo usb, enfim, bem completinha.
Uma coisa que pode ajudar, é usar os opentabletdriver, que é uma iniciativa de código aberto, que tem drivers criados pela comunidade pra várias mesas, ainda não tem para a deco 640, mas já foi muito requisitado, então é possível que chegue em breve.
Enfim, eu gostei bastante da mesa, eu sinceramente não sei se tem algo com suporte melhor no linux, mas acho que tá valendo a pena, principalmente pelo preço.